Introdução
Justiça, ética e moral são valores intimamente relacionados à convivência. Para fazer com que os alunos do 6º ano começassem a compreender esta relação foi proposto pelas professoras Liliane de Ciências, Luciane de Filosofia e pelo professor Caio de Educação Física que cada aluno inventasse um jogo de tabuleiro com a temática ambiental e elaborasse as regras deste jogo. De acordo com Piaget (1994) os jogos de regras estão relacionados ao desenvolvimento moral da criança. Aplicamos um questionário aos alunos para verificar o que eles já sabiam sobre justiça e regras. Depois refletimos sobre a necessidade de existir regras e leis em nossa sociedade. E se todos agissem com respeito, como seria? Fizemos um levantamento sobre alguns problemas ambientais em Arraial d´Ajuda como também verificamos possíveis soluções para eles. Também pesquisamos como que as questões ambientais estão sendo influenciadas pela pandemia. E assim, com estudos, entrevistas, debates e reflexões fomos entendendo a relação entre justiça, ética, moral e o meio ambiente e esperamos que isso estimule a busca por uma convivência melhor com a natureza e com nós mesmos.
Justiça, moral e ética
Alícia, Luca, Lucas, Luiz Henrique e Maria Clara
A partir das investigações sobre ética, moral e justiça, os estudantes do 6º ano decidiram fazer um júri simulado virtual. Escolheram o tema racismo, elaboraram o roteiro e decidiram quais personagens gostariam de representar. Em aula assistiram alguns filmes e realizaram diversos debates sobre o racismo com a professora de Filosofia. A morte de George Floyd gerou grandes reflexões nas aulas, além disso, os alunos fizeram uma atividade com as frases de Desmond Tutu, Ângela Davis e Martin L. King. Venham conosco conferir o resultado desse trabalho que desperta a reflexão sobre o combate ao racismo em nossa sociedade.
Vídeo: Justiça, moral e ética
Material utilizado nesse projeto:
Veja as imagens
Relação ética com o meio ambiente – Camila, Carol Paim, Maria Flor e Paris
Será que realmente nós devemos explorar os recursos naturais, gerar lucro com isso e devolver ao meio ambiente poluição? Para trabalhar este tema os alunos conversaram sobre a relação entre o ser humano e a natureza, passando por alguns conceitos como o princípio da precaução e do poluidor pagador. Assistiram trailers dos filmes da 7ª Mostra Ecofalante: Vulcão de Lama, Triste Oceano e Alforria Animal e debateram sobre o assunto. Produziram cartazes e buscaram músicas e poesias que falam do tema. Também escreveram uma carta aberta à Comunidade Arraiana – um chamado em defesa do meio ambiente.
*Uma das músicas escutadas pela turma é do Ari Sobral, um grande artista que fez muitas músicas para o Arraial, nesta ele fala sobre a “Fauna do Arraial”, e faz uma brincadeira entre animais e pessoas. Fica aqui a nossa homenagem a ele que infelizmente faleceu recentemente e vai deixar muitas saudades!
Veja as imagens
Carta aberta à Comunidade Arraiana
Um chamado em defesa do meio ambiente
Viemos por meio desta carta, alertá-los que nossa cidade precisa da nossa
colaboração para diminuir os danos que nós estamos fazendo ao meio
ambiente. Estamos poluindo muito os rios, as praias, ruas, cortando muitas árvores, produzindo muitos estragos.
Nossa cidade sempre foi um lugar agradável de se viver, porém, de uns tempos
para cá as coisas foram piorando, como por exemplo, agora você anda na rua e
avista vários lixos no chão. Quando você for a praia vai ver muitas sacolas
plásticas no mar e na areia inclusive, com isso, muitos animais morrem ao ingerir
este plástico, principalmente as tartarugas. Muitas árvores estão sendo cortadas
e os animais estão ficando sem casa, e, nós com poucas sombras para nos
proteger do sol.
Não podemos mais maltratar tanto a nossa cidade e o planeta Terra. Nosso lar
merece ser mais bem cuidado. Vamos agir! Parar de cortar árvores, não jogar
lixo na natureza (mar, praias, ruas), parar de comprar produtos feitos com
plástico ou isopor, diminuir o uso de combustíveis fósseis e optar pelo uso de
energia sustentável.
Juntem-se a nós nessa luta em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida
em nossa cidade!
Sua saúde agradece e a natureza também!!
Obrigada por ler ✿
Escrito por: Camila Elias Benini
Apoiado pela turma do 6 ano:
Alícia Margrethe Grundtvig Jensen
Bruna Franthieska Alves da Silva
Carolina Milla Machado Rocha
Carolina Paim Gelain
João Gabriel Costa Fonseca
João Vitor Agustini Sato
Luana Fabre Cavalcanti
Luara Cabral Barreto
Luca Santos Wolden
Lucas Lima Wagner
Luís Henrique de França Batista
Luiza Borges Domingues
Luma Oliveira Valiense
Manuela Pacheco Soares
Maria Clara Azambuja Prosdocimi Albert
Maria Flor Farias Souza
Nicolas Shelton Borem Buckles
Paris Rother
Rafael Gonzalez do Amaral
Sofia Trojan Breitenschmitzer
Thiago Groppo Rodriguez
Valentino Leone Zanigni
Yasmin Martins Pereira Lopes
Links Filmes
Links Musicais
Problemas Ambientais em Arraial d'Ajuda e Região- Carol Milla, João Gabriel, Luana, Nicolas, Thiago e Yasmin
Quem se lembra do óleo que chegou a nossas praias no final de 2019? Através do resgate deste acontecimento os professores estimularam os alunos a pensarem em outros impactos ambientais que existem na nossa região. Poluição do Rio Mucugê, o desaparecimento da Lagoa Azul, o lixo nas praias, a coleta do lixo, as queimadas, o desperdício de alimentos e os maus tratos aos animais em Arraial d´Ajuda foram alguns problemas levantados pela turma. Eles foram orientados a assistir o filme “O lixo extraordinário” de Vicky Muniz que mostra a realidade de catadores do Aterro de Gramacho no Rio de Janeiro. Com isso produziram vídeos e jogos sobre o tema, inclusive um jogo da memória onde os pares são o ambiente saudável e o ambiente impactado.
Veja as imagens
Documentário “Lixo Extraordinário” https://youtu.be/61eudaWpWb8
Boas iniciativas em questões ambientais
Luara, Luiza, Luma e Valentino
Apesar de observarmos muitos impactos ambientais, a turma também conheceu e reconheceu algumas iniciativas que visam cuidar da natureza! Foram feitas duas entrevistas: com a Tyene de Oliveira Cabral, que trabalha em uma empresa de reflorestamento e com Daniel Zanigni que tem uma empresa de aluguel de bicicletas. Alguns alunos também tiveram a oportunidade de fotografar placas com mensagens ecológicas, elaboraram vídeos contando sobre o que descobriram em suas pesquisas e relataram essas boas ações. Eles também fizeram uma boa ação! Criaram um jogo de tabuleiro que mostra, de forma divertida, o que deve e o que não deve ser feito para ajudar a natureza!
Veja as imagens
Meio ambiente e pandemia
Bruna, João Vitor, Manuela, Rafael e Sofia
Com a pandemia e o isolamento social, como está a natureza? A partir de pesquisas, os alunos descobriram impactos positivos e negativos da pandemia. Uma questão grave é o aumento do número de máscaras cirúrgicas que são descartadas, essa preocupação motivou uma aluna a nos ensinar como se faz uma máscara de pano. Também tem uma entrevista com o Rafael Sanches Pacheco, engenheiro agrônomo que trabalha na EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que contou sobre os trabalhos que desenvolve e também sobre os efeitos da pandemia no meio ambiente. Ele também respondeu a uma pergunta bastante intrigante: “A preservação ou a degradação da natureza pode influenciar em outras pandemias?
Veja as imagens
Veja as imagens
Meio ambiente e Pandemia
Jogos ambientais de convivência
Você consegue imaginar como seria a vida sem leis ou regras? A produção de um jogo foi uma forma de fazer com que os estudantes percebessem a importância e a necessidade da criação de leis e regras na sociedade. Sugerimos o tema meio ambiente para a produção dos jogos. O professor Caio de Educação Física, que sabe muito bem sobre o uso de regras nos jogos, também trouxe reflexões para a turma. Conversou sobre o “fairplay” (conduta ética nos esportes), inclusive lembrando que o CEAD sempre é reconhecido por isso nos campeonatos que participa. O que você faria, por exemplo, se estivesse jogando e visse o juiz apitando uma bola que saiu, mas que você viu que não saiu? No caminhos dessas reflexões convidamos o nosso ex-aluno Andrézinho, que ano passado, quando estava no 9º ano, foi chamado para jogar futebol em um time de São Paulo. Ele falou sobre sua experiência no mundo do esporte. Também vamos mostrar aqui alguns dos jogos produzidos pelos alunos da turma, que souberam dizer, desde o início, o que era preciso para produzir um jogo: além do tabuleiro, peças e regras, o fundamental é se divertir!!!
*O professor Caio falou para a turma de uma iniciativa dele e de um grupo de moradores do Arraial. Eles estão cuidando de uma área no Parque Central e fazendo um espaço para pedalar. Confira essa iniciativa no instagram do grupo: @bikeparquecentral.
Veja as imagens
Vídeos
http://www.ambientelegal.com.br/os-desafios-da-educacao-ambiental-no-brasil/
Compartilhe
com os amigos
Outros trabalhos
Compartilhe esse trabalho com os amigos