Sobre a EXPO


EXPO 2020 – ConViver

O ser humano é, por natureza, um ser sociável, que desenvolve sua personalidade através da interação com outras pessoas e com o ambiente.  A escola é o lugar onde pessoas diversas e alunos com idades próximas se reúnem diariamente e convivem. Por isso, ela tem um papel fundamental no aprendizado sobre como nos relacionamos com pessoas da nossa e de outras turmas, com professores de diferentes áreas, com a equipe gestora, com os funcionários, com o ambiente escolar e com o meio ambiente.

Pensando nisso nós do CEAD decidimos, no início do ano, trabalhar na EXPO de 2020 o tema “ConViver”. Naquele momento não sabíamos que estaríamos vivendo esse grande desafio que é estar na escola em meio a uma pandemia mundial.

Isolados em nossas casas, em interações virtuais, novas reflexões sobre o tema foram surgindo e enriqueceram ainda mais o nosso trabalho.

O PROCESSO…

Como disparador do tema da EXPO para a equipe docente, montamos, amadoramente, um vídeo com imagens diversas de convivência. Escolhemos como trilha sonora a música “Mistério do Planeta” dos Novos Baianos e aproveitamos para homenagear Morais Moreira que nos deixou este ano. A letra desta canção nos fez refletir sobre como os encontros com outras pessoas geram mudanças em nós e nas pessoas, há sempre uma transformação mútua.

Também trabalhamos com o livro “As três perguntas”, baseado na história de Leon Tolstoi. Ele foi gentilmente narrado pela professora de arte, Iza. Fizemos as perguntas para a nossa equipe:

  • Qual é o melhor momento para fazer as coisas?
  • Quem é a pessoa mais importante?
  • Qual a melhor coisa a ser feita?

que respondeu usando o aplicativo Jamboard, montando um painel virtual com as respostas em forma de post-its. O resultado nós apresentamos aqui para vocês.

Ainda neste encontro, a professora de Filosofia, Luciane apresentou os conceitos da “Antropologia Filosófica”, que tem como tripé de sustentação: Linguagem, Trabalho e Liberdade, temas trabalhados no projeto.

Outros dois livros infantis também nos auxiliaram na estruturação das ideias, são eles: “O que fazer – falando de convivência” e “Eu e os outros – melhorando as relações”, ambos de Liliana Iacocca e Michele Iacocca.

Como embasamento teórico, utilizamos também a coleção “Valores Emocionais, reflexões para a educação”, organizada por Luciene Tognetta e Maria Suzana Menin. Tivemos também a oportunidade de conversar com Leonardo Souza, professor da área de Artes da UFSB, sobre os possíveis formatos da EXPO virtual.

Além de tudo isso, tivemos o privilégio de ter uma palestra virtual com Adriana Ramos que é do Instituto Vera Cruz, do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral) e consultora do Convivere mais.

 

CONVITE

O desafio de fazer uma EXPO virtual foi realmente grande, mas, como sempre, o processo foi muito rico e significativo para os alunos e para a equipe.

Esperamos que o resultado final aqui apresentado neste site, em meio a esta pandemia, traga um pouco de luz e esperança para quem nos visitar!