8º ano

A convivência no mundo do trabalho

Introdução
Convivência, que desafio. Palavra, conceito e ação que há muito permeiam os meandros da vida e a consciência humana. Convivência que analisada pela sociologia, filosofia, história e geografia entre outras, nos remete aos tempos mais remotos quanto aos grandes desafios do presente. Assim é a convivência, se fazendo valer desde a Antiguidade até o mundo Contemporâneo, presente na universidade e vivida intensamente pelos operários ou trabalhadores que fazem a história acontecer. Partindo destas ideias, acreditando em utopias, mas nunca esquecendo os fatos, nos desafiamos a pensar e repensar a dinâmica da convivência ao longo do tempo nas mais diferentes realidades. Cabe destacar que nossa convivência, familiar, escolar e social foi ressignificada, posta literalmente em cheque nos últimos meses. Neste ínterim, nada mais interessante que compreender, analisar e interpretar convivências do passado para enfrentarmos a história do presente. Deste modo fortalecemos a união entre disciplinas ou as matérias das mais variadas, fazendo já valer a convivência entre professores, alunos e comunidade escolar. Com isso, os alunos do 8º ano foram desafiados a relembrar e perceber a convivência ao longo do tempo, principalmente na sociedade ocidental e mais recentemente no modo de vida capitalista. Confusões surgiram, angústias e risadas sim se misturaram, mas, unidos superamos os percalços e orgulhosamente apresentamos nossa pesquisa e trabalho para a EXPO; a convivência no mundo do trabalho!

Professores: Jardel e Joana

A conquista dos direitos trabalhistas 

Artur, Enrico Raick, Murilo e Tomás

 

O Preconceito na História


Sinopse do livro

Preconceito, você já sentiu? Preconceito, você já causou? Nosso tema e objetivo é fazer você refletir sobre estas duas perguntas. Estas perguntas são curtas, simples e objetivas, mas tome cuidado e preste realmente atenção nas perguntas. Uma melhor convivência entre todos nós apenas será possível se pensarmos nestas perguntas e consequentemente em possíveis respostas. O preconceito, infelizmente esta presente na mais simples brincadeira ou no mais sério dos discursos. Produzimos a partir de nossas leituras em sites, vídeos e bate papos um ebook sobre diferentes preconceitos que existiram e existem na sociedade. Boa leitura e vamos nos conscientizar!

As profissões do passado e do futuro

Adriano, Erich e Rafael

O mundo esta mudando meus amigos! Com as mudanças desse “mundão” as profissões também estão mudando e as relações em constante metamorfose. Imaginem como eram as profissões de antigamente, muitas que nem existem mais. Imaginem também as profissões do futuro, as quais você conhecerá e quem sabe até trabalhe em uma delas. Pensando nessa relação, nas convivências do passado e futuro criamos contos, desejando que você os leia com atenção e viaje no tempo passado e futuro!

Profissão: TELEFONISTA

Eu trabalhava como telefonista e recebia ligações a toda hora. Mas não eram tantas… O meu trabalho era o de encaminhar essas ligações para os seus devidos números. Era bem simples e calmo, mas, depois de alguns anos, todo mundo começou a ter um telefone, e a cada instante alguém ligava. Começou a ficar estressante demais. Depois de um tempo, eu pedi demissão. Era barulho demais para minha cabeça.

* Essa profissão tinha como objetivo encaminhar manualmente as ligações recebidas para os números desejados. Era uma central de recebimento de chamadas.

 

Profissão: JORNALISTA DE JORNAL IMPRESSO

Eu trabalho na imprensa e todo dia procuro notícias pra colocar no jornal. É um serviço que paga bem e não é tão difícil. Mas hoje em dia quase ninguém compra jornal impresso, todo mundo vê as notícias na televisão ou na internet.

*Essa profissão de jornalista de jornal impresso ainda existe, mas está desaparecendo. Aqui em Porto Seguro praticamente não vemos as pessoas lerem notícias nesse formato.

 

Profissão: DESENVOLVEDOR

Depois de 2 semanas preparando códigos para um site, estava quase tudo pronto… Então, o meu cliente me ligou dizendo que precisava de tudo pronto até hoje… mas eu não conseguia terminar tudo até hoje! Eu pedi mais tempo. Falei que conseguiria terminar tudo até amanhã. Só que o cliente disse que precisava ser hoje, então eu me apressei e comecei a fazer o resto que precisava ser feito. Depois de muito tempo consegui terminar tudo e entregar, já era noite!

*O desenvolvedor é o profissional que escreve e cria softwares, que podem ser websites, programas de computadores pessoais ou empresariais, sistemas operacionais, redes sociais, aplicativos de celular e outros dispositivos, entre outras infinitas possibilidades.

 

Profissão: DESPERTADOR HUMANO

Neste trabalho eu sou pago para acordar antes de um trabalhador da indústria. Eu vou a casa dele acordá-lo a tempo de chegar ao trabalho, sem que se atrase. Enfim, eu chego lá no horário que ele pediu e bato na porta ou na janela!

*Essa profissão nasceu junto da Revolução Industrial, sendo necessária para que os operários não perdessem a hora de chegar às fábricas.

 

Profissão: FUNCIONÁRIO DE GRÁFICA E TÉCNICO DE INFORMAÇÃO

O funcionário da gráfica entrou no escritório e começou a trabalhar. Algum tempo depois, um amigo de longa data ligou. Eles conversaram bastante, e o funcionário perguntou em que o amigo trabalhava. Seu amigo respondeu que iria começar a trabalhar com tecnologia da informação, e o funcionário da gráfica perguntou então o que era esse trabalho. O amigo explicou que trabalharia com infra-estrutura, banco de dados, análises de sistema, gerenciamento de negócios, e disse que poderia ganhar entre mil e mil e quinhentos reais. Foi então que o funcionário da gráfica disse que ganhava uns três mil reais trabalhando na indústria gráfica, e que era responsável pelo planejamento e realização de serviços. Contou que operava máquinas para impressão, garantia o acabamento, corte, vinco entre outras coisas, e que ele atendia também as demandas de qualidade e participava na entrega de serviços.

Aí eles discutiram sobre casa, trabalho, as vantagens de cada uma das funções, e também os pontos negativos delas. O amigo que iria trabalhar com T.I (tecnologia da informação) disse que ele iria fazer muita coisa e, nessa conversa, descobriu que poucos anos antes, o funcionário da gráfica tinha começado a trabalhar com isso, mas escolheu trabalhar na gráfica mesmo, porque o trabalho era mais leve e mais interessante pra ele.

Compartilhe esse trabalho com os amigos